QUAL A DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL?

O gestor foi antiético ao expor o funcionário em público. Aquele político não tem moral. O aborto necessita de um debate moral. O professor agiu eticamente ao retirar a avaliação do aluno que estava colando. Todas estas questões envolvem ética e moral, contudo mesmo estes termos pertencendo ao cotidiano muitos ainda se questionam, o que é ética? O que é moral? São sinônimos ou diferentes?
Para responder estas questões precisamos ressaltar que a linguagem é “viva” e que ao longo da história do pensamento um conceito pode mudar o seu significado. Precisamos entender também que em muitos temas não há consenso entre os filósofos, isso sem considerar os filósofos que atribuem um significado específico a seus textos.
Feitas as considerações, afinal, qual a diferença entre ética e moral? Para elucidar os termos vamos utilizar a etimologia como ponto de partida. No grego clássico (origem da palavra ética), tem-se duas palavras que foram traduzidas como ética, resultando em uma confusão conceitual.
A palavra éthos (com vogal grega épsilon) significa índole natural “physis”, caráter, moradia, ou seja, seu significado busca à um princípio. Já éthos, escrito com a letra eta, significa usos e costumes, ou seja, costumes sociais ou códigos morais. Éthos foi também traduzida posteriormente para o latim como mores, formando a base da palavra hoje traduzida para moral.
Logo, podemos definir que há diferenças etimológicas entre ética e moral, onde ética possui a sua origem no princípio natural, no caráter do indivíduo e moral está relacionada com as ações culturais e sociais de um grupo.
Pode-se assim, definir moral como o conjunto de regras ou códigos culturais, aceitos livremente pelo indivíduo, que determinam o seu comportamento em um grupo social. E ética ou filosofia moral, como a reflexão sobre os códigos culturais que fundamentam as ações morais.
Resumindo, se eu questiono um costume social, estou falando de ética, se eu escolho um conjunto de regras para seguir, estou falando de moral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Mito da Caverna por Marilena Chauí

GUIOMAR DE GRAMMONT: LER DEVIA SER PROIBIDO

A PASSAGEM DO MITO PARA A FILOSOFIA